Wines of Brazil Wines of Brazil

Brasil marca presença na ProWein Dusseldorf, destacando a excelência de seus vinhos e espumantes

O Brasil estará mais uma vez presente na ProWein Dusseldorf, um dos eventos mais importantes do setor vitivinícola mundial, de 10 a 12 de março, na Alemanha. Com a
organização do Wines of Brazil, projeto setorial desenvolvido pelo Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul
(Consevitis-RS) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a participação brasileira promete impressionar os
visitantes com uma seleção diversificada de vinhos e espumantes de alta qualidade elaborados em diferentes regiões produtoras.

O espaço do Wines of Brazil contará com a presença de oito vinícolas brasileiras: Barbara Heliodora, Garibaldi, Miolo, Pizzato, Ponto Nero, Valduga, Vita Eterna e
Salton. Além disso, haverá uma Discovery Table com produtos de mais seis empresas: Amitié, Buenos Wines, CRS BRands, Lídio Carraro, Mioranza e Tenuta Foppa,
apresentados pelo sommelier e wine educator Maurício Roloff.

A dinâmica do estande foi planejada com áreas dedicadas ao networking e à promoção da imagem dos rótulos nacionais. Destaca-se ainda uma masterclass
exclusiva sobre espumante brasileiro no ProWein Forum, ministrada pelo sommelier Maurício Roloff.

A etapa ainda contará com a estreia da campanha promocional para o vinho brasileiro no mercado internacional, “Enjoy the FRSH side of life”. O projeto setorial usará
estratégias de impulsionamento para divulgação na participação setorial nas mídias sociais e em conjunto com parceiros como Embaixadas do Brasil e escritórios da
ApexBrasil na Europa.

Conforme o gestor do Wines of Brazil, Rafael Romagna, o apoio do projeto setorial viabiliza a presença das vinícolas na feira, cobrindo todos os custos de execução. Sem
esse suporte, a ida à ProWein seria inviável. “A participação do Brasil na ProWein Dusseldorf é estratégica para o Wines of Brazil, pois contribui para o aumento dos
negócios internacionais e reforça a imagem do país como produtor de vinhos de alta qualidade”, salienta Romagna, reforçando que o Brasil marca presença na feira desde
2004, demonstrando seu compromisso com o mercado global de vinhos.

As expectativas de negócios para esta edição são altas, com projeções superiores às edições anteriores. Na última edição, as vinícolas participantes estimaram negócios
diretos durante a feira em torno de USD 152.000,00, com previsão de USD 745.000,00 nos 12 meses seguintes, provenientes dos contatos realizados durante o evento. Com duas vinícolas adicionais participando este ano, a expectativa de geração de negócios é ainda maior.

Após o período da ProWein, quatro vinícolas brasileiras seguem para a missão técnica na Alemanha, de 12 a 14 de março, com visitas a regiões certificadas, vinícolas e
distribuidores locais.

Sobre o Consevitis-RS
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) atua no apoio, difusão e financiamento de
demandas relacionadas à produção de uvas, vinhos, sucos de uva e demais produtos derivados no âmbito agrícola, produtivo, técnico, promocional, cultural, ambiental, jurídico e institucional. O instituto também está envolvido em programas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, visando ao constante desenvolvimento e aprimoramento do setor vitivinícola.

Sobre o Wines of Brazil
O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pelo Consevitis-RS em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o
projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e
fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Em 2022 o projeto ajudou o Brasil a bater recorde de exportações de vinhos e espumantes, atingindo a
marca de USD 13,6 milhões exportados. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail info@winesofbrazil.com.br.

Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos
estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras
internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que
também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A ApexBrasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Check out News
Related

19 . 09

Observatório Vitivinícola: nova plataforma facilita acesso a dados do setor

Ferramenta inovadora do Consevitis-RS centraliza informações essenciais para a cadeia produtiva da uva e do vinho

19 . 09

Vinícolas brasileiras projetam negócios internacionais nos Estados Unidos

Ação do projeto Wines of Brazil ocorreu em Nova York e Washington D.C.

19 . 09

Wines of Brazil projeta negócios internacionais na Vinitaly

Feira impulsiona vinícolas brasileiras com previsão de USD 75.000 em negócios imediatos e mais USD 110.000 para os próximos 12 meses